As cores nas mandalas possuem mais funções do que apenas deixar o objeto atraente e chamativo.
Cada uma delas é dotada de efeitos e propriedades que se relacionam com os chakras. Por isso vale a pena conhecer a fundo os entendimentos e significados das cores empregadas nas mandalas.
Nesse artigo vamos relacionar todas as principais cores, mostrando o que elas representam e qual efeito elas produzem sobre os seres humanos. Dessa forma você será capaz de encontrar a melhor mandala de acordo com os seus interesses e necessidades.
A cor laranja está frequentemente relacionada ao elemento terra. Por isso é considerada uma cor de energia, que remete a impulsividade.
No entanto, quando aplicada em meditação, concentração e em formas geométricas como as mandalas, o laranja é visto como símbolo da renúncia aos prazeres.
É possível encontrar a cor laranja nas roupas usadas por monges budistas, justamente pelo seu simbolismo. Na antiga Roma, o laranja estava sempre presente nas roupas das noivas, mais precisamente no vestido, como símbolo da fidelidade.
O azul nas mandalas simboliza o otimismo, a vontade de que tudo funcione da maneira como deve funcionar.
Existe também uma forte relação com o céu, indicando a existência de energias que fluem diretamente do universo em direção a terra. Por isso o azul é geralmente associado a chakras de calma e tranquilidade.
A relação com a natureza está mais forte na cor verde. É o símbolo da esperança e também da boa fortuna.
Aqueles que buscam sucesso financeiro podem investir em tons de verde no dia a dia.
Por outro lado, o verde também desperta energias de cura e rejuvenescimento. Geralmente, os frutos e árvores conservam a cor verde justamente quando estão jovens. Antes do amadurecimento, tudo é verde.
Possui ligação direta com a espiritualidade e com tudo que remete ao transcendental.
Por isso mesmo, no passado o violeta, mais precisamente a cor púrpura, um de seus tons, era símbolo da alquimia – uma corrente de pensamento esotérica.
Símbolo universal da paz, o branco representa a pureza, a leveza e a tranquilidade.
É usado para terminar guerras, em um sinal de trégua, de rendição ou de reconciliação. Por isso os vestidos de noiva tradicionais são confeccionados em branco.
Em países orientais, como a China, o branco simboliza o luto – e não o preto. Isso porque, em culturas orientais, a passagem para a outra a vida também guarda aspectos de tranquilidade e paz, como um descanso ou passagem para algo melhor.
Uma das cores mais quentes, representa o amor, o desejo, a coragem e valentia.
Trata-se de uma cor com diversos significados e interpretações. Geralmente, desperta sentimentos de maneira intensa – pode ao mesmo tempo despertar uma grande paixão ou um grande ódio.
Sendo ausência de cor, o preto está relacionado ao mal, ao obscuro, ao sombrio. Está em constante contraste com o branco, para fazer recordar que as energias positivas devem ser sempre mais fortes do que as energias negativas.
Por isso em diversas culturas o branco simboliza o luto, a tristeza, a perda e a tragédia.
No passado o amarelo foi utilizado para representar a decadência. Mas nos tempos dourados, passou a ser uma das principais marcas da riqueza, do sucesso e da glória. É a cor do ouro, com todo o seu brilho.
No entanto, o amarelo também pode ser a cor da inveja e da covardia. Tudo vai depender das energias que estão no ambiente e da maneira como essa cor é empregada.
Nas mandalas, as energias se concentram em aspectos positivos, justamente para suprimir as energias negativas do ambiente.
Gostou? Agora é só você escolher a mandala que mais tem a ver com a sua personalidade e seus ideais !!
A nossa casa precisa ser, além de bonita, o mais confortável e aconchegante possível. Afinal, não tem nada melhor do que ter um cantinho especial para descansar depois de um longo dia e que proporcione a sensação de bem-estar sempre que estamos nele. Alguns itens decorativos podem ajudar a fazer do lar um local ainda mais prazeroso. Um deles é, sem dúvidas, a mandala. Repleta de significados e espiritualidade, ela transmite boas sensações ao ambiente.