Cada mandala é utilizada com propósitos diferentes, porém, elas são empregadas normalmente em orações, meditações, rituais, e na construção de templos e locais sagrados.
Entrando em um aspecto individual, o meditador que pretende entrar em contato com essa figura pode mentalizá-la dos desenhos externos para o centro, a visualizando como todo o Universo e a morada de divindades. Depois pode se imaginar fundido ao desenho.
É dito que a mandala auxilia na purificação e que em estágios mais avançados de meditação, o meditador é capaz de alcançar o nirvana, que é uma vida livre de dores e sofrimentos, podendo até se livrar do Samsara, o qual é o ciclo infinito de renascimento.
Um dos aspectos mais importantes das mandalas são as cores. Tal como as cores da flor de lótus, um dos principais símbolos budistas, as cores das mandalas significam.
A nossa casa precisa ser, além de bonita, o mais confortável e aconchegante possível. Afinal, não tem nada melhor do que ter um cantinho especial para descansar depois de um longo dia e que proporcione a sensação de bem-estar sempre que estamos nele. Alguns itens decorativos podem ajudar a fazer do lar um local ainda mais prazeroso. Um deles é, sem dúvidas, a mandala. Repleta de significados e espiritualidade, ela transmite boas sensações ao ambiente.